A Área Desportiva da Praia da Rocha volta a ser, pelo nono ano consecutivo, um ponto de encontro privilegiado para aqueles que desejam passar o seu tempo livre de Verão a praticar desportos de praia ou a experimentar atividades como fitness, yoga, pilates, zumba ou hidroginástica. Para além das atividades programadas em horários específicos, que terão lugar de 3 de julho a 2 de setembro, a zona reúne as condições ideais para a prática desportiva informal ao ar livre disponibilizando campos de futebol, voleibol e ténis de praia, futevólei e basquetebol, cuja estrutura apresenta, este ano, um piso integralmente novo.
Pela primeira vez, e atendendo à forte procura, durante este Verão a Área Desportiva terá uma Academia de Futevólei, da responsabilidade da Federação Nacional de Futevólei, que funcionará às 18h, de terça a quinta-feira. As atividades com hora marcada são coordenadas por instrutores credenciados de 3 de julho a 2 de setembro, de segunda a sexta, das 8h30 às 20h. Todos os dias, às 10h e às 11h, realizam-se aulas de fitness e de hidroginástica, às 18h30 de segunda, quarta e sexta têm lugar as aulas de zumba e às terças e quintas, às 8h45, o dia começa com yoga e pilates. Todas as atividades realizadas no equipamento são de acesso gratuito e para participar basta aparecer.
O patrocinador oficial da Área Desportiva da Praia da Rocha volta a ser a DECATHLON Portimão, que também marca presença todas as quintas-feiras, às 20h, na Marina de Portimão, com uma atividade de Running aberta a qualquer pessoa que queira participar. Para além das atividades regulares estão programados diferentes eventos abertos a participantes. Durante o mês de julho realizam-se, de 8 a 15, os Jogos na Praia, organizados pela United Beach Missions, no dia 14 tem lugar o 4.º Encontro de Surf Adaptado da Praia da Rocha e, no dia 27, o 1.º Panna Arena.
O mês de agosto inicia a sua programação com uma Etapa do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol, seguindo-se, no dia 4, um evento da Fundação Vodafone «Verão Campeão»; no dia 5 realiza-se a XXVII Prova de Mar da Praia da Rocha, organizada pela Portinado; a 12 assinala-se o Dia Internacional da Juventude; por último, no dia 13, a Outsport marca presença na praia com uma atividade intitulada «Surf Salva». Em setembro realiza-se ainda, no dia 2, o Torneio de Futebol de Praia CTT.