A «Biografia – Manuel Teixeira Gomes», da autoria de José Alberto Quaresma, é apresentada esta quinta-feira, 8 de junho, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé.
Este livro é quase um diálogo entre o autor e Manuel Teixeira Gomes, sendo de algum modo inovador em termos de biografia, uma vez que é escrito no tempo presente. Dividido em sete partes, o livro começa no início do século XIX, com a prisão do avô de Teixeira Gomes, que era liberalista e acabou por morrer na cadeia como preso político, descreve um enorme arco temporal, que vai até 1950, com o regresso dos restos mortais a Portimão. Aliás, a cidade natal do estadista e escritor vai acompanhando toda a biografia, quase como se fosse uma personagem secundária da história que aqui se conta.
A obra é a biografia de um homem fascinante, boémio, negociante, melómano, viajante, escritor, diplomata e Presidente da República. Com o rigor de um historiador e a qualidade narrativa de um romancista, o biógrafo José Alberto Quaresma retrata Manuel Teixeira Gomes e também os grandes momentos da História portuguesa do século XX: o advento e as contradições da I República, a participação da I Grande Guerra e a ascensão e queda do Sidonismo. A obra, que por vezes nos comove, por vezes nos diverte e quase sempre nos interpela, é uma edição da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e do Museu da Presidência da República.
José Alberto Quaresma nasceu em Portimão. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e fez estudos de pós-graduação na Universidade de Paris – Sorbonne. A apresentação da obra estará a cargo de Joaquim Romero Magalhães.