Numa ótica de aumento e renovação dos seus efetivos, os Corpos de Bombeiros de Olhão, Faro, Loulé e Tavira iniciaram, no dia 5 de junho, um projeto pioneiro em Portugal, congregando esforços na realização de uma recruta conjunta para formação de bombeiros municipais, a realizar no Algarve. Esta iniciativa vai permitir formar uma nova geração de bombeiros ao serviço dos respetivos municípios, em particular do Algarve, e do País em geral.
A formação de 34 bombeiros recrutas irá decorrer até final do ano, com uma duração de 995 horas e sob a responsabilidade da Escola Nacional de Bombeiros. Ao ser realizada na região, permitirá aos municípios reduzir os custos operacionais da formação. Este projeto regional representa uma postura de proatividade, numa lógica de continuidade e reforço do trabalho na área do socorro e da proteção civil, bem como no acréscimo de resiliência dos respetivos municípios, e pretende-se que seja a primeira de diversas formações futuras a realizar na região.
A sessão oficial de abertura do curso decorre esta terça-feira, dia 6 de junho, pelas 9h30, na Escola Secundária de Loulé, e contará com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Olhão, Faro, Loulé e Tavira e com o presidente da Escola Nacional de Bombeiros.