No dia 11 de Junho, o concelho de Loulé recebe o Campeonato Nacional de BTT, na vertente Maratonas, numa organização do Club BTT Terra de Loulé, Câmara Municipal de Loulé  e Federação Portuguesa de Ciclismo. Com partida e chegada na Praça da Republica, em Loulé, o início está agendado para as  9h30 e o percurso será realizado no barrocal e serra do concelho, com a distância de 90 quilómetros na maratona Elite e 75 quilómetros da maratona curta.
A prova vai decidir o próximo campeão nacional e terá toda a dureza que uma competição deste calibre exige, esperando-se que os concorrentes mais rápidos completem a corrida em aproximadamente quatro horas. O Campeonato Nacional de XCM 2017 irá também apurar o melhor atleta de BTT, elite masculino, que integrará a equipa Red Bull que vai representar Portugal no evento DOLOMITEN MANN 2017, no dia 9 de setembro, na Áustria.
O Campeonato Nacional de BTT XCM 2017 tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé, BPI, Elevis, O Museu, Gráfica Arneiro, Vision&Co Visão Plus, Success Work, Lancar, Funbike, Visacar, Gabimar, Loja das Taças, Água de Monchique e das Juntas de Freguesia de São Sebastião, São Clemente e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.