A equipa multidisciplinar que coordena a Consulta de Diabetes Juvenil da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo vai realizar, no dia 24 de junho, no Zoomarine, uma atividade lúdico-educativa destinada a crianças até aos 15 anos que sejam diabéticas. A iniciativa visa sensibilizar os mais novos para a importância da adoção de um estilo de vida saudável, educando-os no sentido das atitudes mais corretas que devem seguir e que contribuem para o controlo da Diabetes, permitindo-lhes, numa situação de vida normal e exigente que caracteriza esta faixa etária, dispensar o gasto de energia de uma forma saudável.  
Segundo os últimos dados relativos a 2015 sobre a prevalência da Diabetes na população infantojuvenil portuguesa, estima-se que a doença atinja 3.327 crianças e jovens no grupo etário dos 0 aos 19 anos (0,16% da população deste grupo) e que, nesse ano, tenham surgido 233 novos casos da doença. A Diabetes, pelo seu caráter pandémico, tomou proporções que obrigam a refletir sobre a doença com redobrada atenção. Embora a Diabetes tipo 2 esteja associada a hábitos menos saudáveis, a Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, principalmente contraída em idade juvenil e sem qualquer responsabilidade por parte do próprio. A Diabetes tipo 1 obriga a que, de forma externa, se possa igualar a fisiologia e replicar o equilíbrio constante do corpo entre os açúcares ingeridos e a utilização desses açúcares pelas células, através da ação da insulina, tendo em conta o gasto de energia que se tem ao efetuar qualquer tipo de exercício.
A equipa multidisciplinar da Consulta de Diabetes Juvenil da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo disponibiliza, a todos os diabéticos, uma «Educação Terapêutica» que fornece os instrumentos necessários à gestão da situação, no sentido de adaptar a Diabetes à sua vida que se pretende plena e realizada. “Tentamos que a Diabetes se conjugue às situações do dia-a-dia e, por isso, encontramos formas de treinar o controlo metabólico em situações lúdicas de contornos pedagógicos, fomentando a relação entre os pares”, afirma a equipa que acompanhará os jovens e que é composta por médicos, enfermeiros, nutricionista e psicólogo da Consulta de Diabetes Juvenil da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. A iniciativa conta com a colaboração da DIABENTEJO – Associação dos Diabéticos Alentejanos e com o apoio do ABBOTT, da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo.