Pelo terceiro ano consecutivo acontece, nos dias 6, 7 e 8 de junho, o ENPAR – Encontro de Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania, na Cerca do Convento Espírito Santo, em Loulé. A nona edição deste evento organizado pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Algarve (DGESTE-DSRAL), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e o Centro de Formação do Litoral à Serra, volta a apostar na valorização de práticas educativas resultantes da identificação, divulgação e disseminação das atividades desenvolvidas nas escolas públicas e privadas da região, no âmbito da Educação para a Cidadania, num trabalho continuado na promoção da qualidade e sucesso educativo, implicando e envolvendo ativamente alunos, docentes, escolas e parceiros numa causa.
Este encontro é o espaço para a troca de experiências, vivências, projetos e ideias em torno de temas propostos pelo programa ENPAR - «Diálogos Intergeracionais», «Viver a Escola no séc. XXI», «O Regresso às Origens», «Hortas e Dieta Mediterrânica», «Banco das Memórias» e «Jovens Empreendedores». Nos dias do encontro, e através da voz ativa de alunos, irão ser partilhadas exposições, demonstrações, momentos culturais, oficinas, painéis de intervenções e encontros de animação, com aquilo que de melhor se faz nas escolas e noutras entidades socioeducativas, para todos os que o queiram visitar, na promoção do sucesso educativo e da sustentabilidade.
O ENPAR assenta num plano global de ação a ser tomado a nível local, nacional e global, numa abordagem que tem por base os conceitos de desenvolvimento sustentável traduzidos em ações nas áreas Ambiental, Social, Económica e Cultural. Em 2016, participaram neste encontro 49 unidades escolares públicas e privadas e 36 entidades.