Assinalam-se, neste mês de junho, os 209 anos sobre o levantamento popular que, em 1808, aquando da ocupação francesa, culminou na expulsão das tropas napoleónicas de Olhão. Para comemorar a efeméride, a autarquia preparou um conjunto de eventos, que têm o seu ponto alto no dia 16, feriado municipal.
O Dia da Cidade começa às 9h30, nos Paços do Concelho, com a cerimónia do hastear das bandeiras. Quinze minutos mais tarde, frente à Igreja Matriz, serão homenageados os Heróis da Restauração de 1808. Às 10h, haverá lugar, na Avenida da República, à inauguração da exposição «Olhão com história» e meia-hora depois, será inaugurado o Memorial aos Combatentes da primeira Grande Guerra, no Jardim João Serra. As comemorações do Dia da Cidade prosseguem às 11h15, no Real Marina Hotel & Spa onde, com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, para apresentação do Projeto de Desenvolvimento do Porto de Abrigo de Olhão e assinatura do respetivo contrato de concessão.
A sessão solene comemorativa do Dia da Cidade decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 12h30. A partir das 16h30, haverá lugar às inaugurações das obras de requalificação do Parque Desportivo e de Lazer dos Pinheiros de Marim e do parque infantil da Quinta João de Ourém. Às 18h00, na Biblioteca Municipal, será inaugurada uma exposição dos trabalhos do Centro de Pintores Olhanenses. O dia fecha, às 22h, com a atuação de Marco Paulo no Jardim Pescador Olhanense.
Mas as Festas da Cidade começam logo a 14 de junho, às 18h, com a subida ao palco da iniciativa «Olhão ao Vivo», que contempla a atuação de escolas de música e bandas locais, e se repete nos dias 15 e 17. No dia 15 haverá ainda lugar à atuação, a partir das 22h, do duo «Baby Lores & Luís». Ao longo dos quatro dias, das 18h às 24h, haverá ainda street food e basquetebol 3x3.