O presidente da Câmara Municipal de Albufeira recebeu, no dia 16 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Imortal Basket Club, o novo Campeão Nacional da 1ª Divisão masculina. Carlos Silva e Sousa mostrou-se orgulhoso pela conquista da equipa de Albufeira, “uma cidade desportiva onde o basquetebol é a modalidade com mais pergaminhos e títulos”.
O autarca fez questão de dar os parabéns à equipa de atletas, treinadores e dirigentes que, no dia 10 de junho, conquistaram o título de Campeões Nacionais da 1ª Divisão masculina ao derrotar a Académica de Coimbra, no Barreiro, por 73-64. “Terminámos a época com a cereja no topo do bolo ao vencermos o jogo que nos deu o título nacional, o passaporte para a subida de Divisão e o apuramento para a Proliga, que era o nosso objetivo”, referiu Luís Modesto, treinador da equipa sénior do Imortal Basket Club, acrescentando que “Albufeira e o basquetebol merecem ter uma equipa de seniores na Liga”.
Recorde-se que o Basquetebol sempre foi por excelência a modalidade mais praticada no concelho de Albufeira, iniciada e desenvolvida no Imortal Desportivo Clube, fundado em 1920. Em 2011, nasceu o Imortal Basket Club, fruto da paixão comum pela modalidade de atuais jogadores, técnicos, pais e dirigentes, que autonomizaram a secção de basquetebol com o objetivo de desenvolver a modalidade e apostar na formação de jovens atletas. “Temos investido bastante na formação dos nossos atletas e pretendemos que o Imortal Basket Club continue a crescer e a ser uma referência na formação destes jovens, quer a nível regional como nacional, para que possamos ter equipas em todos os escalões até aos seniores a conquistarem títulos”, destacou Jorge Guerreiro, presidente da direção do clube, agradecendo o apoio do Município de Albufeira, “sem o qual seria impossível alcançar estes resultados”.


A Câmara Municipal de Albufeira apoia o Imortal Basket Club através de um Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo que, para além da comparticipação financeira, contempla ainda apoio logístico nas atividades, cedência de infraestruturas desportivas e disponibilização de transporte. “Somos um Município que aposta fortemente no desporto e na juventude, por isso, apoiamos os clubes e associações que se dedicam à formação das camadas juvenis e tornam os nossos meninos e meninas em grandes atletas, mas também grandes homens e mulheres com valores”, frisou Carlos Silva e Sousa.
O Imortal Basket Club tem desenvolvido um trabalho de mérito na formação, premiado com a distinção de Escolas de Minibasquete de Qualidade. Movimenta por época cerca de 200 atletas nos diversos escalões (Mini 8, Mini 10, Mini 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Sub 19 e Seniores) todos eles com títulos de Campeões Regionais. As equipas de formação já foram vencedoras de três Taças Nacionais e o escalão Sénior já obteve o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão, 2ª Divisão, 1º Divisão e também da CNB1 e CNB2. O Clube conta atualmente com 367 associados, 430 praticantes e outros 430 atletas federados, não só no Basquetebol, mas também na Ginástica Acrobática, Ténis, Tae kwon Do e Escola de Palco.