São várias as propostas disponíveis para as crianças e os jovens de Portimão ocuparem o seu tempo livre durante as férias de verão. As atividades desenvolvem-se no Museu, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, na Quinta Pedagógica e, no que diz respeito às Férias Desportivas, em vários equipamentos escolares e nos Complexos Desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande.
No Museu de Portimão, a Oficina Educativa propõe um programa de atividades que decorrerá com a formação de cinco grupos, de 26 de junho a 28 de julho, entre as 9h30 e as 13h e as 14h e as 17h. A iniciativa designada «Brinquedos da minha Infância», dirigida a crianças dos 7 aos 12 anos, pretende estimular a sua criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho em grupo. A inscrição é semanal e tem o custo de 20 euros pagos em materiais que constam numa lista entregue no ato da inscrição. Mais informações podem ser solicitadas através dos seguintes contactos: 282 405 235 / 230; oficinaeducativa@cm-portimao.pt.
Na Quinta Pedagógica de Portimão, o programa oferece um atrativo conjunto de iniciativas dirigidas a crianças dos 6 aos 10 anos que, entre 26 de junho e 18 de agosto, privilegiará o contacto com a natureza, estimulará a vontade de experimentar e o desejo de aprender. Neste espaço rural, em plena cidade, é possível praticar vários ofícios tradicionais em simultâneo com a educação alimentar e ambiental. Os participantes poderão frequentar o turno da manhã, das 9h30 às 12h30, ou da parte da tarde, das 14h às 17h, tendo as inscrições semanais um custo de 12 euros por turno ou 20 euros o dia completo. Os interessados podem solicitar mais informações através do telefone 282 480 730 ou e-mail quinta.pedagogica@cm-portimao.pt.
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes voltará a promover o projeto «Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite», de 24 de julho a 26 de agosto, entre as 10h e as 12h30, e possibilitará às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil, onde se contam e escrevem histórias, constroem-se marionetas, pintam-se cenários e criam-se mundos imaginários. O projeto culminará no dia 26 de agosto com a iniciativa «Noite Especial na Biblioteca» onde as crianças realizarão jogos e peripécias às escuras no âmbito das cinco histórias exploradas durante as férias. As inscrições deverão ser feitas presencialmente entre os dias 4 e 8 de julho, de segunda à sexta, das 9h30 às 19h e ao sábado das 14h às 19h. Nessa ocasião será fornecida uma lista de materiais que os participantes deverão trazer. Informações complementares podem ser solicitadas através do 282 480 470 ou do email biblioteca-portimao@bmmtgomes.pt.
A 27ª edição das Férias Desportivas decorrerá de 26 de junho a 11 de agosto. O projeto direcionado a jovens dos 6 aos 16 anos divide-se em três turnos e tem como objetivo proporcionar a ocupação saudável das férias de Verão, através de várias atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental. As inscrições irão realizar-se em diferentes locais e podem ser efetuadas para os três turnos em simultâneo a partir do dia 19 de junho. Para o núcleo de Portimão irão decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão e, para frequentar os núcleos de Alvor e Mexilhoeira Grande, os interessados deverão dirigir-se aos complexos desportivos de cada freguesia. A inscrição para o primeiro turno tem lugar até 22 de junho, no segundo até 6 de julho e, no terceiro, até 20 de julho.