Julho está à porta e chegará repleto de música, teatro, exposições, dança, festas e festivais para animar os dias e as noites de quem estiver no Algarve. Ao todo, são quase 170 sugestões culturais para ocupar os 31 dias do mês e que se encontram na edição de julho do «Guia Algarve».
A 36.ª Concentração Internacional de Motos de Faro, de 20 a 23 no Vale das Almas, a Festa da Ria Formosa, de 27 a 6 de agosto no Largo de São Francisco de Faro, e a 26.ª Feira da Serra de São Brás de Alportel, de 27 a 30 no recinto da Escola EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos, fazem capa este mês. Se na Concentração poderá ver Ugly Kid Joe, UHF e The Gift (além de milhares de máquinas de duas rodas mais ou menos invulgares), na Festa da Ria Formosa o conceito é outro: comer o melhor marisco da ria com música a acompanhar. A música também não vai faltar na Feira da Serra, onde atuarão David Carreira, Cuca Roseta, João Pedro Pais e Roberto Leal ao longo desta mostra de artesanato, gastronomia, tradição e inovação, onde o vinho é o grande protagonista deste ano.


Ainda dentro das sonoridades, destaque para o concerto de Rodrigo Leão com o cantor australiano Scott Matthew, no dia 21, às 21h30, no Teatro das Figuras de Faro, ou para o concerto com o fadista mais premiado de sempre, Carlos do Carmo, no dia 28, às 21h30, no monumento Engenheiro Duarte Pacheco de Loulé. Os que preferem ópera, serenatas, música clássica, jazz e blues ou espetáculos com bandas filarmónicas, percussão e coros também verão os seus gostos satisfeitos em quase todos os concelhos do Algarve.


De 1 a 15 de julho, o «Cenas na Rua» levará o teatro e as artes de rua ao público tavirense, num festival internacional perfeito para adultos mas também para os mais pequenos. Mais opções existem entre o Alameda Beer Fest (7 a 9 no Jardim da Alameda de Faro) para bebericar cerveja, as Noites D’Encanto de Cacela Velha (13 a 16) para revisitar a herança moura através de música, gastronomia, animação e de um mercado, ou o Al-Buhera (de 26 a 30 na Praça dos Pescadores de Albufeira) para simplesmente descontrair pela fresquinha da noite com concertos, gastronomia e mostra de artesanato.
Quanto às feiras, regressa a Tavira a de Caça, Pesca e do Mundo Rural (dias 7 a 9, no Parque de Feiras e Exposições) e a Lagoa a Mostra do Doce Conventual (dias 19 a 23 no Convento de São José). Em Monchique há a Feira do Presunto (22 e 23, no Parque de São Sebastião) e em Lagos a Feira Concurso Arte Doce (de 28 a 30, no complexo desportivo do Pavilhão Municipal).