Decorreram, nos dias 3 e 4 de junho, as provas para as Seleções Nacionais de cadetes, juniores e sub-23 de canoagem e o KCCA, de Lagoa, conseguiu apurar três atletas, designadamente Gonçalo Bento, Iago Bebiano e Tomás Santos. Iago Bebiano, ao vencer a prova de K1 200 metros, garantiu já a sua participação no FOJE – Festival Olímpico da Juventude Europeia, que se realizará, de 23 a 29 de julho, na cidade húngara de Gyor.
A prova, organizada pelos European Olympic Commities, inclui as modalidades de Atletismo, Andebol, Ginástica, Judo, Basquetebol, Natação, Canoagem e Voleibol e o KCCA encontra-se a uma prova de fazer o pleno em competições do Comité Olímpico Português. De facto, depois da participação de Chistina Pedroso em Singapura, nos Jogos Olímpicos da Juventude, de Diogo Lopes nos Jogos Olímpicos Europeus e agora de Iago Bebiano, no FOJE, fica apenas a faltar os tão ambicionados Jogos Olímpicos, mas já estão vários atletas do clube de Lagoa a lutar por esse objetivo.
Maria de Fátima Cabrita terminou, no fim-de-semana de 3 e 4 de junho, a sua participação na III Taça do Mundo, onde integrou a equipa do K4 da Seleção Nacional que prepara a participação para Tóquio 2020. Tomás Santos ficou em 2.º lugar na Seletiva e aguarda a convocatória para os próximos estágios. Já Gonçalo Bento registou a sexta posição nos 1000 metros e falhou a hipótese de representar a Seleção Nacional. Contudo, ambos os atletas são do primeiro ano do escalão de juniores e estão motivados para continuar o trabalho desenvolvido para integrar a Seleção Nacional em 2018.
Entretanto, o KCCA assinou recentemente um Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo com a Câmara Municipal de Lagoa, no valor de 22 mil e 501 euros, verba fundamental para apoiar os seus atletas e atividades.