O projeto «Loulé Criativo» marcou presença no encontro internacional organizada pelo projeto CREATOUR - Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas, que decorreu, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, na pequena localidade da Curia, em Coimbra. «Loulé Criativo» foi um dos 20 projetos selecionados a nível nacional para participar nesta iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de demonstração, baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais ou criativas, localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
No dia 31 de maio, os 20 projetos-piloto foram convidados a conhecer-se e debater estratégias, dificuldades e projetos para o futuro. Nos dias 1 e 2 de junho, o «Loulé Criativo» teve a oportunidade de conhecer diversas iniciativas de turismo criativo a nível internacional durante a conferência «The State of the Art in Creative Tourism: Leading Research, Advanced Practices, Future Trajectories». O encontro contou com a presença de Greg Richard (investigador da Universidade de Tilburg, Holanda), de Caroline Couret (CEO Creative Tourism Network®), assim como de vários representantes de outras instituições que se têm debruçado sobre o impacto do turismo criativo nas economias locais.
Brasil, Colômbia, Coreia do Sul ou mesmo Lapónia, foram alguns dos países que se fizeram representar na Curia, aquando do certame, e puderam apresentar os seus projetos, estratégias e resultados aos participantes nacionais. O CREATOUR é um projeto com uma durabilidade de três anos que pretende desenvolver uma rede nacional e internacional de turismo criativo, assim como um estudo do impacto económico do segmento nas zonas rurais e de menor densidade populacional.