O «Mercado Fora d’Horas» volta ao Mercado Municipal de Silves, no dia 5 de julho, entre as 18h30 e as 23h, numa organização da Junta de Freguesia de Silves (com a coordenação de Alexandra Santos) e com o apoio da Câmara Municipal de Silves. O destaque vai para a tradição e, nesta edição em particular, para as que estão ligadas aos sons. Haverá conversas sobre os ditados, provérbios, adivinhas e expressões que refletem práticas culturais intemporais e que frequentemente abordam temas ligados à agricultura, à caça, à pesca, à comida e à bebida.
O Mercado Fora d’Horas teve origem no projeto de design comunitário «Consumirlocal», que explora como o design pode auxiliar a comunidade a relacionar-se com os espaços de consumo, e foi concebido no âmbito do Mestrado Design Comunicação para Turismo e Cultura - UAlg-ESEC da Universidade do Algarve UAlg, por Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa. A proposta centra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural.


Conta com diferentes atividades: abertura do mercado à noite, mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática. No decorrer do evento são misturados valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico.