O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve terá, de 24 a 28 de junho, uma presença inédita no Congresso Mundial de Otorrinolaringologia IFOS. O evento, um dos mais representativos a nível mundial na área da Medicina, decorre de quatro em quatro anos e este ano acontece em Paris.
A equipa portuguesa vai mostrar os trabalhos desenvolvidos nesta academia sobre dois tratamentos inovadores restme®- a almofada e colchão que cura a apneia dos sono e ressonar, e Moniri Otovent®- o dispositivo que cura a otite, ambos patenteados pelo Prof. Dr. Armin Moniri do Mestrado Integrado em Medicina no Algarve. Os trabalhos dos alunos Hélder Lousada, Raquel Alves e Pedro Reboredo foram inicialmente desenvolvidos como Módulo de Escolha de Estudante no curso de Medicina e submetidos como posters. A comissão organizadora valorizou a qualidade dos trabalhos de tal modo que converteu dois de três trabalhos em comunicações orais além de posters.
O orientador do grupo, Armin Moniri, foi convidado para abrir o congresso no dia 24 de junho, às 14h como «keynote speaker» na sua palestra de destaque: «Positional Therapy for Obstructive Sleep Apnoea - Past, Present and Future». Mais uma palestra e três posters serão apresentadas pela equipa de investigação. A equipa portuguesa da Universidade do Algarve marca a sua presença inédita com um total seis posters e quatro apresentações orais, o que projetará, além-fronteiras, o que de melhor se faz no Algarve e Portugal.