O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, deslocou-se à Escola EB1 da Mexilhoeira da Carregação, no dia 19 de junho, para apresentar o anteprojeto de requalificação e ampliação, com a construção de raiz do novo núcleo central, do Centro Escolar da freguesia, e aproveitou a ocasião para ouvir as opiniões da comunidade escolar, professores, pais e alunos. “Embora o projeto de alterações à atual escola já estivesse em orçamento para 2017, verificou-se que não era a resposta mais correta para melhorar substancialmente as condições para os alunos que frequentam esta estrutura. Isso tornou-se possível graças à aquisição do terreno adjacente, que permitirá uma outra visão de todo o espaço”, afirmou o edil.
Pais e professores foram tomando contato, através de imagens projetadas, com as diferenças existentes entre os atuais edifícios e a proposta de remodelação apresentada pelos técnicos, com a requalificação de espaços de recreio mais condizentes com a liberdade de movimentos para crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. O Centro Escolar da Mexilhoeira irá contar com seis salas de aulas para o 1.º ciclo e duas para o pré-escolar, refeitório, biblioteca, salas de apoio e de professores, serviços administrativos e um polidesportivo coberto, que também poderá vir a ser utilizado pela população, em horário condicionado.
As salas serão climatizadas e em todos os espaços haverá acesso direto às tecnologias de informação, já que se pretende que esta seja uma escola de futuro. Com um orçamento de cerca de um milhão de euros, o início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2018 e decorrerá sem qualquer constrangimento ao normal funcionamento da escola.