Junho é o mês dos Santos Populares e marcam o início das Festas de Verão organizadas pela União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta. Assim, no dia 14 de junho, na Praça Major João Xavier de Castanheda, em Moncarapacho, Ruben Filipe animará o baile de Santo António. No dia 23, na Fuseta, o São João será comemorado na Zona Ribeirinha e a música estará a cargo do duo Blue Star. Finalmente, no dia 30, novamente na Praça Major João Xavier de Castanheda, em Moncarapacho, o grupo Bailasons animará o baile das comemorações do São Pedro. Os festejos dos dias 14 e 23 contarão ainda com a atuação da Marcha da Casa do Povo de Moncarapacho.
Em junho, Moncarapacho e Fuseta também comemoram a elevação a vilas, que aconteceu a 20 de junho de 1991. Moncarapacho é a mais antiga freguesia do concelho de Olhão e esteve ligada a Santiago de Tavira até 13 de junho de 1471. Fuseta era a antiga freguesia de Nossa Senhora do Carmo, um curato do concelho de Tavira. Este ano, as comemorações realizam-se no dia 17 de junho e começam às 9h, em Moncarapacho, com uma arruada pela Banda Filarmónica 1.º de Dezembro e o hastear da bandeira na sede da União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta. Às 10h, na Fuseta, efetuam-se os mesmos procedimentos e à noite haverá baile em Moncarapacho, com o Duo Reflexo e a atuação de Luís Guilherme.
Ainda inserido nas comemorações, o Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense organiza, a partir das 9h, o 2.º Torneio de Futebol Infantil «José Marcelino Dias» e a Associação de Paraquedistas do Algarve realiza, também em Moncarapacho, o convívio dos antigos militares das tropas paraquedistas, que incluem saltos demonstrativos de paraquedismo, previstos para as 12h.