A Câmara Municipal de Portimão aprovou um protocolo de cooperação com a Polícia de Segurança Pública com vista à instalação de um sistema de videovigilância na zona da Praia da Rocha. O projeto tem como objetivo auxiliar a PSP na manutenção da segurança e ordem pública, contribuindo para a prevenção da prática de crimes e aumentando significativamente o sentimento de segurança da população residente e dos visitantes da cidade.
Dados os prazos legais existentes para a aquisição do equipamento, este ainda não estará disponível durante o Verão, mas a autarquia estima que poderá entrar em funcionamento mais para o final do ano. O valor total do investimento ainda não é conhecido, visto depender do número de câmaras que a PSP venha a indicar como necessárias após ter realizado uma análise no terreno. Porém, Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, garante que haverá disponibilidade financeira independentemente do número que a PSP venha a indicar, “porque a segurança não tem preço”. A edil fez ainda questão de dissuadir os receios daqueles que veem a videovigilância como uma invasão da privacidade dos cidadãos. “Só a PSP terá acesso às imagens, em tempo real”, explicou, ficando agora à espera do aval da Comissão Nacional de Proteção de Dados para esta iniciativa.
Dependendo do seu sucesso e consoante a disponibilidade financeira da autarquia o permita, o sistema de videovigilância poderá ser alargado a outros pontos do concelho, nomeadamente ao centro da cidade de Portimão e à zona ribeirinha de Alvor.