Destinado a promover uma ocupação saudável dos tempos livres dos jovens, a Câmara Municipal de Silves, através do seu sector de Juventude, vai dinamizar, de 26 de junho a 28 de julho, o Programa Juventude (+). A iniciativa dirige-se a jovens residentes ou estudantes no concelho, com idades compreendidas entre os 13 anos e os 17 anos (à data da inscrição).
Por forma a permitir a participação do maior número de jovens, vão existir vários turnos de uma semana, podendo os jovens inscreverem-se apenas num dos períodos, de acordo com a seguinte calendarização: Turno Semana 1: de 26 a 30 de junho; Turno Semana 2: de 3 a 7 de julho; Turno Semana 3: de 10 a 14 de julho; Turno Semana 4: de 17 a 21 de julho; Turno Semana 5: de 24 a 28 de julho. Apenas serão aceites repetição de participantes nos casos em que não se atinja o número de inscrições suficientes em cada um dos períodos.
Vão estar disponíveis nove vagas por turno, três por cada um dos eixos que se seguem: Eixo Praia (a área de intervenção será desenvolvida na Praia/Campo de Jogos Municipal – Armação de Pêra); Eixo Campo (a área de intervenção será desenvolvida na Serra, onde estão definidos três percursos – Serra de Silves, Herdade do São Bom Homem e Quinta Pedagógica de Silves); Eixo Cidade (a área de intervenção será desenvolvida na cidade/concelho de Silves, nos diversos serviços e edifícios da DEDJAS e DCTP). 
Durante o período de ocupação de Tempos Livres, os participantes têm direito aos seguintes benefícios, a providenciar pela Câmara Municipal de Silves, com o apoio financeiro da CPCJ: transporte no decurso das atividades, caso as mesmas sejam fora da área do OTL; seguro de acidentes pessoais; certificado de participação; bolsa de participação, no valor 10 euros por dia, num total de 50 euros por turno, atribuída através de um cheque oferta das superfícies comerciais Guia Shopping ou Aqua Portimão (que o jovem poderá escolher no ato da inscrição). O participante terá de desempenhar a totalidade dos cinco dias de atividade para ter direito à bolsa estabelecida. O almoço não está incluído.