Montenegro assinalou, no dia 23 de junho, as duas décadas de elevação a freguesia com mais uma edição da Festa Solidária, desta feita para apoiar a Associação Sociocultural Amigos de Montenegro. A animação concentrou-se na Rua Júlio Dinis e, na sexta-feira, o programa foi preenchido com um espetáculo de hip-hop dos Urban Xpression, com um desfile de moda para mostrar as tendências do comércio local e com a música do popular Quim Barreiros.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, João Pereira e Steven de Sousa Piedade, presidente da Junta de Freguesia do Montenegro

Um dos momentos altos da noite foi a homenagem prestada pela Junta de Freguesia do Montenegro a algumas pessoas e entidades pelo seu contributo para o engrandecimento desta freguesia do concelho de Faro. Pelos serviços prestados à comunidade foram distinguidos, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata, a Associação AMAR; o Centro de Ténis de Faro; o empresário Eliseu Correia; o historiador, ensaísta e escritor José Carlos Vilhena Mesquita; a escola de dança Urban Xpression; e o dirigente associativo Vítor Silvestre, a título póstumo. Finalmente, foi atribuída a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro ao médico e fundador da Associação Oncológica do Algarve, José Alberto Fernandes dos Santos Pereira, também a título póstumo.

O empresário Eliseu Correia e Steven de Sousa Piedade, presidente da Junta de Freguesia do Montenegro

No sábado, dia 24, a festa começou cedo com a famosa sardinhada solidária e Tony da Favela foi o primeiro a aquecer o ambiente com um espetáculo bastante interativo. De seguida, assistiu-se ao desfile da Marcha da Bordeira e a noite terminou com o Festival de Folclore.