Este ano, o OTL - Viver o VERÃO 2017 arranca no dia 3 de julho e conta com a participação de 555 crianças e 128 jovens/monitores do concelho, integrando um conjunto de iniciativas lúdico-pedagógicas que vão desde ateliers, atividades desportivas e saídas de campo, nomeadamente com visitas às instalações dos Bombeiros Voluntários, Centro Ciência Viva, Zoo de Lagos, entre outras. Este programa é direcionado a crianças dos 6 aos 15 anos e decorre até 31 de agosto.
No desenvolvimento das várias atividades, os participantes mais pequenos são sempre acompanhados por jovens monitores selecionados pela Câmara Municipal especificamente para este efeito (com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos). Este projeto tem como principais objetivos promover atividades de ocupação de tempos livres; desenvolver competências pessoais e sociais; formar e educar para a cidadania; motivar o desenvolvimento das capacidades criativas; e incentivar a prática desportiva e a adoção de hábitos saudáveis.
Desde o início do «OTL - VIVER o VERÃO» em 2003, a principal preocupação da Câmara Municipal de Lagos tem sido o de apoiar as famílias do concelho, numa época do ano em que naturalmente, e decorrente de uma maior afluência de visitantes, existe um acréscimo de trabalho no município, o que leva a que muitos pais não tenham onde deixar os seus filhos. Este ano, esta iniciativa implicou um investimento global por parte da autarquia e das juntas de freguesia na ordem dos 93 mil e 500 euros.