Albufeira está a preparar-se para receber, a 16 de julho, a gala televisiva da RTP na qual serão apuradas as «7 Maravilhas das Aldeias de Portugal», com transmissão em direto às 21h a partir de Paderne (Largo do Estádio João Campos). A cada aldeia será atribuído um número de valor acrescentado, que será divulgado no início da Gala. Durante esse dia haverá transmissões sobre as diversas potencialidades desta freguesia de Albufeira que, de entre 332 candidaturas, foi apurada como finalista na categoria de «Aldeias Rurais».
A iniciativa pretende criar um novo roteiro turístico para Portugal e conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial. A candidatura, preparada e apresentada pela Câmara Municipal de Albufeira, cumpriu o grande objetivo de colocar Paderne nesta importante montra de promoção.
No dia 20 de junho, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Paderne, houve uma ação de divulgação deste concurso e de sensibilização para que todos os albufeirenses colaborem para que Paderne se destaque no mapa das aldeias turísticas de Portugal. A organização das «7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias» pretende mostrar uma parte importante do território que merece ser valorizado, destacando valores como a proximidade, a simplicidade ou a autenticidade. Vai permitir mostrar igualmente o território fora dos centros urbanos como uma fonte de oportunidades, destacando o património histórico, natural, gastronómico e incidindo muito particularmente nas pessoas.