Nos dias 14, 15 e 16 de julho, Portimão acolher a quarta edição do Lota Cool Market, este ano sob o mote «Free Spirit», um Mercado de Novo Artesanato, Design & Produtos Gourmet de produção nacional que trará à Zona Ribeirinha de Portimão (Antiga Lota) projetos de criativos nacionais e inovadores, revelando novas tendências e produtos originais. Estão já confirmados mais de 30 expositores, oriundos de diferentes partes do país e do Algarve.
«O mercado mais cool do sul» apresentará propostas muito cool de design, vintage e produtos gourmet, atraindo todos os públicos, residentes e turistas e colocando-o mesmo na rota de mercados deste género que já são uma referência em muitas cidades europeias. O tema desta edição definirá o ambiente e os expositores com muita liberdade, bem-estar, imaginação, transparência, desejo, emoção e descontração.
O Lota Cool Market nasceu com o propósito de promover o design e a criatividade e a valorização do que é diferente e bom. Na área do Design e do Novo Artesanato estão garantidas as marcas Pezinhos d'Algodão, Atelier das Jóias, By Me Artesanato, Light Factory Shop, by Ellie Sabonetes artesanais, Fonte Penedo (Óleos essenciais, águas florais, ervas aromáticas para infusões), Produtos Naturais Árvore da Vida, Bioco Tradition Biocos, Criações TDF - Artigos em cortiça, MiMar baby®Acessórios para MaMãs e BéBés, Miss Love, Conffeti Eventos, Archivo - T-shirts, Aventais, Sacos de pano, Oficina Poeta Azul, Lã de Canela, BLU.B, São Cruz, MAR, daAnna, Lifecork, Oliviaportuguesa, Pinturas de He, MRkoolart e Honuhele, Pranchas de Stand Up Paddle. No que concerne ao Gourmet e Street Food, estão confirmadas as presenças da Caipijoca`s, Maria Marmita com Hambúrguers gourmet, Toastie`n`Toast com tostas artesanais, Entre Tachos e Sabores, Mosteiro das Hostias, Rock N Doll Caffe, Água na Boca, Fresh Rootz, Chiu! Compotas e Companhia, Bom2, Maria do Mar, Em Pão Torrado, Cantinho do Gelado, Bolacha Danada, 100% happy, Dom Chique, Malagueta Encantada, Squeez!, Pé de Salsa e Sweet Coast.


A edição deste ano prima por três grandes novidades: realiza-se no Verão, tem a duração de três dias (com um horário das 12h às 00h) e possui a certificação de Evento Verde. Para complementar este ambiente de «Free Spirit», o cartaz musical deste ano vai ser muito local com grupos oriundos de Odeceixe, de Lagos e de Portimão. Os «Pouca Terra» são uma banda de Odeceixe com um som alegre e que apela à dança, boa disposição e ao «free spirit» do evento - perfeitos para abrir o Lota deste ano, no dia 14 de julho. A noite de sábado será animada por uma banda jovem local, cujo som passa pelo funk e reggae, e que tem feito alguns espetáculos de sunset, para além de tocar todos os sábados no Golden, Praia da Rocha - os Salt Kick Band. O encerramento, no dia 16 de julho, ficará a cargo do já conhecido «TobyOne», com as suas good vibes.
O «Mercado mais Cool do Sul» é organizado pela Teia D`Impulsos - Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI), em parceria com a Diana Condesso, designer de interiores, mentora desta iniciativa, e conta mais uma vez com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia de Portimão.