Nelson Pereira e Miguel Pinheiro, os tricampeões nacionais e vice-campeões da Europa em 2016, estiveram em grande nível no Campeonato da Europa de Futevólei que se disputou, de 22 a 25 de junho, em Albufeira, e levaram de vencida a dupla francesa constituída por Dume Susini e Anghjulu Plasenzotti, que se tinham sagrado campeões europeus em 2016, na Alemanha.
O derradeiro e decisivo dia da prova começou às 14h, com um jogo de exibição feminino. Logo de seguida, na primeira das meias-finais aconteceu um duelo ibérico, com Portugal a não dar quaisquer hipóteses à dupla espanhola. No segundo jogo entre formações gaulesas, França 1 fez valer o seu estatuto e triunfou sobre os seus homónimos, também em dois sets sem resposta. Antes do grande momento da tarde e do evento, havia que encontrar quem chegaria ao derradeiro lugar do pódio e, num jogo de um único set com grande alternância no marcador, a dupla espanhola conseguiu ser mais eficaz e venceu a França 2 por 15x13.


A grande final acabou por ser a reedição da final de 2016 na Alemanha, comprovando que estas são, atualmente, as duas duplas de melhor nível do futevólei europeu. Portugal começou melhor, defendendo bem e atacando melhor e fechou o primeiro set com o marcador a assinalar 18x13. Sabendo de antemão que novo desaire no segundo set significaria a derrota, a dupla francesa começa melhor e alcançou logo uma importante vantagem, vencendo por claros 18x11. No jogo da «negra», a dupla portuguesa dava mostras de grande desgaste físico mas voltou a entrar muito bem no jogo, equilibrando as suas ações, alcançando uma importante vantagem, determinante para dispor de vários match-points, até fechando o terceiro e decisivo set com o marcador nos 15x13, tornando-se, assim, os campeões europeus de 2017.


Ao longo dos quatro dias da competição o público esgotou por completo o estádio na praia e viveu intensamente os grandes momentos que os melhores executantes europeus da modalidade foram proporcionando. O evento contou com transmissão em LiveStreaming para todo o mundo nos dias 24 e 25 junho e transmissão em direto das Meias-Finais e Final a cargo do canal desportivo nacional «A Bola TV». A organização foi da Federação Nacional de Futevólei e da European Footvolley League e contou como principais entidades apoiantes, o Município de Albufeira, Portugal 4U, AlgarExperience, Restaurante «Cabana Fresca», Restaurante «Flavours», Extremo Ambiente, Hospital Lusíadas Albufeira, Nau Salgados Palace, Yellow Fish Transfers, Santomero, Herbalife, Unik, bolao e A Bola TV.

Fotografias: Vítor Pina/ Federação Nacional de Futevólei