O programa «Portugal Sou Eu»
é da responsabilidade do Ministério da Economia e o seu grande propósito é
dinamizar e valorizar a oferta nacional com assinalável incorporação de valor
acrescentado, bem como a promoção do consumo informado por parte dos
consumidores, através de uma marca ativa e identitária da produção nacional. Depois
de mês e meio na estrada, o tour chegou ao fim na cidade de Tavira, no dia 8 de
junho.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
O Tour «Portugal Sou Eu» arrancou, no dia 26 de abril, do
Cais da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, e terminou o seu roadshow de
divulgação das mensagens de valorização da oferta nacional em Tavira, no dia 8
de junho, depois de ter percorrido 12 cidades de 13 distritos de Norte a Sul do
país, num total de mais de dois mil quilómetros.
Entre as 10h e as 18h, a carrinha do «Portugal Sou Eu» esteve
no centro histórico da cidade, na Praça da República, com uma pequena exposição
de produtos com o Selo, distribuição de merchandising e folhetos informativos,
prestação de informação acerca do programa, sessões de jogos «Quis Portugal Sou
Eu» e vários momentos musicais, a cargo do Grupo de Cantares do Projeto Lado a
Lado, da União de Freguesias Tavira, do Fado Com História e do Rancho
Folclórico de Tavira. O momento mais formal do tour foi um espaço de reflexão
sobre a portugalidade, protagonizado por entidades públicas e privadas locais,
designado por «À conversa com….».
![]() |
O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio entregou o Selo do «Portugal Sou Eu» a Hélder Martins, diretor do Hotel Rural Quinta do Marco |
Em Tavira, o tema em reflexão e debate foi «Algarve 3D
Serviços, Mar e Agroalimentar - sua valorização integrada» e contou com a
participação do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre
Ferreira, do Vice-Presidente da Associação Industrial Portuguesa e Presidente
da Associação Empresarial da Região do Algarve, Vítor Neto, do Presidente da
Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, e de alguns empresários da
região algarvia. “A promoção dos produtos portugueses é um grande desafio e que
deve ser estimulado, pelo que ir aos territórios é positivo. Por um lado,
permite aos empresários verificar a mais-valia do Selo e, por outro, leva os
autarcas a envolverem-se mais na certificação de qualidade e na valorização dos
produtos nacionais”, considerou Jorge Botelho.
O edil tavirense confirmou que os produtos portugueses são
especialmente apreciados pelos milhões de turistas que visitam o Algarve todos
os anos, pela sua autenticidade e qualidade, o que conduz a novas oportunidades
para os empresários de diversos setores de atividade. “Sem qualidade, não vamos
a lado nenhum, porque as pessoas têm um sentido cada vez mais crítico sobre
aquilo que adquirem e consomem. E os empresários devem voltar a apostar
naqueles setores dos quais ninguém quis saber durante muito tempo e que, agora,
se tornaram negócios bastante atrativos”, defendeu ainda Jorge Botelho. “As
micro e pequenas empresas têm uma expressão impressionante no concelho de
Tavira e, se não as valorizarmos, não estamos a contribuir para a
sustentabilidade das famílias”.
![]() |
Rui Reis, da Multifrequência, também recebeu o Selo do «Portugal Sou Eu» |
A finalizar a sessão, o Secretário de Estado Adjunto e do
Comércio sublinhou que o «Portugal Sou Eu» deve ser encarado como um programa
de todos, e não apenas do Governo. “Penso que são as Micro e as PME que mais
podem beneficiar daquilo que o programa mais procura atingir: o dar notoriedade
ao que de bom se faz no nosso país, produtos e serviços de enorme qualidade. O
objetivo é que esta sensibilização junto do tecido empresarial gere emprego e
crescimento económico a nível local”, afirmou Paulo Alexandre Ferreira,
concordando que os clientes modernos deixaram de procurar apenas produtos, mas
sim experiências. “Portugal tem para oferecer um património muito rico para
além do arquitetónico, um património cultural e imaterial que nos diferencia
enquanto país e que justifica o bom comportamento que temos tido nos últimos
anos”.
De acordo com o governante, quem visita Portugal não está,
de facto, à procura de «mais do mesmo», mas de coisas diferentes, únicas, e
isso abunda de norte a sul do país, o que cria um enorme potencial para todo o
território. “Não é por mero acaso que Portugal está na moda e é preciso
capitalizar alguns eventos que ocorreram recentemente e, através deles,
reforçar e estruturar aquilo que de bom temos para oferecer. Também é preciso
olhar para as Artes & Ofícios, que têm, muitas vezes, modelos de negócio
bastante específicos e onde se nota uma grande capacidade de reinventar
produtos que são tradicionais para os tornar mais próximos dos clientes”, nota
o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio.
![]() |
Lurdes Silva, da Bioco Tradition, recebeu o Selo do «Portugal Sou Eu» das mãos de Paulo Alexandre Ferreira |
Durante mais de um mês, o Tour «Portugal Sou Eu» contou com
o apoio e a colaboração de 35 Empresas Aderentes, tendo estabelecido contacto
com mais de oito mil visitantes. A iniciativa teve três grandes objetivos:
apelar a um consumo informado, captar Empresas Aderentes dos distritos
visitados e desafiar as forças vivas de cada cidade a refletirem sobre a
importância do programa, sensibilizando e estimulando a opinião pública para
uma escolha informada. O programa é da responsabilidade do Ministério da
Economia, cujo grande propósito é dinamizar e valorizar a oferta nacional com
assinalável incorporação de valor acrescentado, bem como a promoção do consumo
informado por parte dos consumidores, através de uma marca ativa e identitária da
produção nacional.