No âmbito das comemorações do Dia do Pescador, a cidade de Quarteira recebe, nos dias 2, 3 e 4 de junho, mais uma edição dos «Petiscos do Pescador». Numa iniciativa promovida pela QUARPESCA – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia, o evento pretende homenagear a comunidade piscatória local e decorre na Praça do Mar.
Os petiscos e o pescador são uma vez mais os «protagonistas» de uma festa onde a gastronomia e as tradições desta antiga aldeia piscatória se entrelaçam. Uma das componentes de destaque nesta festa é a tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, que tem lugar no dia 3, pelas 18h, na Praia de Quarteira, e constitui, cada vez mais, um cartaz turístico. Toda a população é convidada a participar no «puxar a rede» para terra, onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.
Com um vasto programa musical e com os sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe fresco, apresentados em pratos confecionados pelas famílias de pescadores da cidade, os «Petiscos do Pescador» são já uma referência importante que atrai milhares de visitantes. O duo Nestor e Nuno irá animar o recinto com um baile a partir das 18h e das 23h (exceto no sábado), durante os três dias. Na sexta-feira, os algarvios Íris juntam-se à festa, às 22h. No sábado, os artistas em palco serão as fadistas Melissa e Sara Paixão (20h) e os La Plante Mutante que, a partir das 22h, levam os grandes hits dos anos 80 a Quarteira. No último dia, domingo, o artista convidado é o carismático Quim Barreiros.