A Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020 aprovou, por unanimidade, o relatório de execução anual de 2016, durante a sua oitava reunião que decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro. Associado à realização desta reunião e integrado no programa de trabalho, o gestor do Algarve 2020, Francisco Serra, e os representantes da Comissão Europeia, Luís Boris e Rosalina Bernon, visitaram alguns projetos e obras financiadas nos municípios de Loulé e São Brás de Alportel.
«O primeiro Smart Resort do mundo». É assim que a empresa municipal INFRALOBO, que gere as infraestruturas e os serviços de Vale de Lobo, se classifica depois de introduzida a estratégia de modernização e capacitação administrativa que permite a todos os residentes solicitar a prestação de serviços e melhorar os custos de contexto, que são um estrangulamento para a competitividade da empresa, especialmente importante quando a atividade desenvolvida se insere nas atividades de interesse geral. Trata-se de um projeto alinhado pela Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Algarve), prevendo-se um investimento total de 520 mil euros, comparticipado pelo ALGARVE 2020 no montante de 416 mil euros.


Posteriormente, a comitiva visitou diversas operações de requalificação integradas no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de São Brás de Alportel, com particular destaque para a intervenção no Largo de São Sebastião e ruas adjacentes, igualmente apoiada pelos Fundos Europeus com uma comparticipação de 414 mil euros, correspondente a 65 por cento do investimento global de 636 mil euros, realizada no contexto da estratégia regional coordenada pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve. Estas visitas de acompanhamento aos projetos em curso e/ou concluídos é uma prática habitual da CCDR Algarve, como forma de promover um contacto direto com os resultados e impactos reais das iniciativas apoiadas pelo ALGARVE 2020, desenvolvido no âmbito do Acordo de Parceria do PORTUGAL 2020.