De 30 de junho a 1 de julho, Altura celebra as tradicionais Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria, com destaque para o concerto de Rita Guerra, sábado, pelas 22h30, e para as celebrações religiosas em Honra do Imaculado Coração de Maria, que acontecem no sábado e no domingo. Às Festas junta-se a Feira de Artesanato de Altura que, no mesmo espaço, exibe uma genuína mostra das artes e ofícios locais, com uma enorme variedade de doçaria regional.
O recinto abre portas na sexta-feira, pelas 19h, com a animação de rua do grupo «Party Brass Band». Segue-se o grupo de baile «Gerações» (20h30) e o espetáculo das «DANÇ’Altura» (21h30), com os grupos de dança das Arutla (Altura) e Super Flash (Caldas da Rainha). O dia de sábado começa com as celebrações religiosas – a recitação do Terço Mariano na Igreja de Altura (17h), Adoração e Oração de Vésperas (17h30) e Missa (18h). A animação musical é trazida à festa pelas 19h, pelos «Party Brass Band» e por Sérgio Conceição, sendo o ponto alto da noite o grande concerto de Rita Guerra, pelas 22h30.
O dia oficial das celebrações religiosas em Honra do Imaculado Coração de Maria é domingo, 1 de julho. Pelas 17h30 acontece a recitação do Terço Mariano na Igreja de Altura, seguindo-se a celebração da Eucaristia às 18h. Às 19h, a procissão em Honra do Imaculado Coração de Maria percorre as ruas de Altura. A noite traz muita animação, com o desfile etnográfico pela «Associação Cultural Amendoeiras em Flor» (21h), a Marcha Popular da Bordeira e o espetáculo musical com «Corazón Cubano Band» (22h30).
As Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria são uma organização conjunta da Paróquia de Altura, Junta de Freguesia de Altura, Clube Recreativo Alturense e Câmara Municipal de Castro Marim.