De 6 a 9 de julho, o Convento de São José, em Lagoa, e ruas circundantes voltam a ser o epicentro do «Mercado de Culturas… à Luz das Velas». Ao longo de quatro dias, mais de 50 artesãos de várias culturas e religiões irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes.
Este evento cultural, de características únicas em Portugal, terá como temática, na sua quarta edição, a mítica «Rota da Seda», que ligava o ocidente e o oriente. Embora ultrapassada pelo rumo da história, a Rota da Seda é recordada como um dos grandes percursos comerciais de sempre e o palco de importantes contactos entre civilizações. O «Mercado de Culturas… à Luz das Velas» irá mostrar a riqueza e diversidade das inúmeras culturas e religiões deste vasto território.
Diariamente, entre as 19h e as 1h, no Convento de São José, estarão patentes ao público três exposições de fotografia: «Novo aspeto da Rota da Seda – China», da Embaixada da China; «Síria, Egito e Jordânia», de Pedro Barros; e «Retratos do Oriente», de Robson. Os visitantes poderão também contemplar uma exposição de instrumentos tradicionais da China.
A música e a dança terão um papel crucial na programação de todo o evento, com a participação de vários grupos de diferentes géneros e procedências: Lu Yanan e Nanyin (China), Yaran Ensemble (Pérsia – atual Irão), Raul Sengupta (Índia), Emilio Villalba (Espanha) e Al-Bashirah (Síria, Turquia e Egito). Um dos pontos altos deste evento será a presença de um dragão e de um leão chinês que irão deambular pelas ruas do Mercado de Culturas. Diariamente, haverá oficinas de dança tradicional da Pérsia e Arménia e também uma oficina para crianças com meditação e conto de estórias. Não faltará igualmente um Espaço de Terapias Zen, bem como um Jardim Zen e uma exposição de árvores Bonsai.
A nível gastronómico, os claustros do Convento São José irão transformar-se num restaurante de fusão de sabores da «Rota da Seda». Este ano, o Município de Lagoa decidiu alargar área de animação, destacando-se a criação de uma zona chillout com o Dj Charlie Spot, que apresentará «Silk Road Night Sessions». Por último, haverá o acendimento diário de milhares de velas, com as quais serão desenhados os símbolos das diferentes culturas e religiões da velha «Rota da Seda», constituindo um espetáculo de enorme beleza visual.