As Terras da Ria entraram na Rota do Petisco com o pé direito e, nas primeiras duas semanas, foram servidas mais de cinco mil rotas nos 34 estabelecimentos aderentes em Faro e Olhão. Até 9 de julho, os mais irresistíveis manjares das Terras da Ria continuam ao dispor de quem busca bons e deliciosos momentos para mais tarde recordar. Nas semanas que faltam, a Rota das Terras da Ria vai encher-se de música. No dia 6 de julho, o grupo Fados de Coimbra traz ao sul as vozes da cidade dos estudantes e, no dia seguinte, é a vez dos Trovas Campestres fazer com que o petisco fique ainda mais apetecível ao som da música tradicional portuguesa.
O guia para esta odisseia pelos sabores do sotavento algarvio é o Passaporte da Rota, que pode ser adquirido em qualquer um dos estabelecimentos aderentes ou nos Postos de Informação da Rota. Além de todas as informações sobre os restaurantes e pastelarias de Faro e Olhão que participam da iniciativa e respetivos menus, o Passaporte também oferece inúmeras vantagens aos petiscadores.
Assim, por cada petisco consumido, tem direito a um carimbo e, ao colecionar 12 carimbos diferentes e validar o Passaporte num dos Postos de Informação da Rota, o petiscador recebe um brinde, entre bilhetes para o Museu Regional do Algarve ou o Museu Municipal de Faro, cursos de canoagem, vela ou windsurf no Centro Náutico da Praia de Faro, ou vouchers para o Festival do Marisco de Olhão. Além disso, fica automaticamente habilitado a um dos prémios da Rota, que serão sorteados no final da temporada da Rota do Petisco (Outubro): visitas a adegas com provas de vinho, experiências de balão de ar quente ou de vela, passeios de barco, tratamentos de estética, estadias em hotéis e muito mais.
A Rota do Petisco é uma iniciativa da Associação Teia D'Impulsos e com o patrocínio oficial da Sagres. A edição Terras da Ria conta igualmente com o apoio dos municípios de Faro e Olhão.