Para o ano letivo de 2017/2018, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel alarga a medida de apoio às famílias «Vale + Educação» aos jovens do 3.º ciclo, alcançando mais de um milhar de jovens.
Atenta aos desafios das famílias, nomeadamente aos encargos que a educação das crianças e jovens representa para as famílias são-brasenses, a autarquia local tem vindo a implementar um conjunto de medidas para minimizar as dificuldades e ajudar os agregados familiares num período muito exigente. Esta estratégia pretende reforçar a capacitação do papel das famílias na construção de uma sociedade cada vez mais desenvolvida e mais inclusiva.
A implementação do «Vale + Educação» teve início em 2015 com a atribuição de vales aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico inscritos no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas. No ano letivo 2016/2017, o «Vale + Educação» foi alargado aos alunos inscritos no 2.º ciclo, chegando agora, no ano letivo 2017/ 2018, aos alunos inscritos no 3.º ciclo, apoiando mais de um milhar de jovens estudantes.
Dado que o Governo Português alargou a distribuição gratuita dos manuais escolares a todos os estudantes do 1.º ciclo do ensino básico, o «Vale + Educação» atribuído pelo município de São Brás de Alportel adaptou os valores de apoio, sendo de 20 euros para todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e de 30 euros para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, num investimento global superior a 26 mil euros. Além de auxiliar as famílias e incentivar ao ensino, o «Vale + Educação» visa também dinamizar o comércio local, dado que os vales são de utilização exclusiva na aquisição de materiais escolares nas papelarias do concelho.