A Câmara Municipal de Tavira, em colaboração com a Associação da Baixa de Tavira e diversas entidades do concelho, propõe mais um «Verão em Tavira» repleto de interesses e novidades, desde o teatro, música, cinema e dança às artes visuais, literatura, património, folclore, desporto, passando por feiras do livro, de antiguidades e velharias, dos ofícios.
O Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua, o «Cenas na Rua», para todos os públicos e idades, aposta, nesta 13.ª edição, na diversidade das formas de expressão artística teatral com a apresentação de espetáculos e intervenções em espaço público. Durante toda a primeira quinzena de julho, haverá atuações de grupos e artistas nacionais e internacionais, muitos deles premiados, como o Teatro Extremo, Teatro Regional Serra de Montemuro, Teatro Art’Imagem, Teatro de Marionetas da Mandrágora, os espanhóis Tresperté Circo, Circ Bover, Marie de Jongh, Cia. Maduxia e o italiano Ugo Sanchez Jr.
O «Jazz no Palácio» decorre, entre 20 e 22 de julho, nos espaços do Palácio, com concertos de Mário Laginha Trio, Salvador Sobral e da compositora e intérprete brasileira Gabi Buarque. Também no parque do Palácio da Galeria atuam reconhecidas vozes femininas, casos de Maria Gadú (2 de agosto), Aurea (8 de agosto) e Gisela João (24 de agosto). A Praça da República e o Jardim do Coreto terão uma programação intensa, com nomes do panorama musical lusófono, como Aline Frazão (1 de setembro) e Bonga (4 de agosto), as presenças de Rogério Charraz (19 de agosto) e Tiago Bettencourt (25 de agosto), para além da banda filarmónica da cidade, folclore, fado no coreto, orquestra de jazz do algarve, gala de ópera, o coreto a dançar, danças de salão, entre muitos outras propostas…
A Mostra-ar livre Cinema17 decorre, de 13 de julho a 13 de agosto, organizada pelo Cineclube de Tavira, nos Claustros do Carmo, com uma programação cuidadosa. A rua do Cais recebe, de julho a setembro, as Feiras do Livro (19 de julho a 3 de agosto), dos Ofícios (5 a 15 de agosto), das Antiguidades e Velharias (18 a 28 de agosto), e dos Stocks (31 de agosto e 3 de setembro). No Museu Municipal de Tavira estão patentes, no Palácio da Galeria, durante estes meses, as exposições «Surrealismo em Portugal», com obras da Fundação Cupertino de Miranda e «Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar». No Núcleo Islâmico do MMT continua a exposição de longa duração «Tavira Islâmica» e abrirá «Dançando o Mouro – danças festivas de mouros e cristãos no Mediterrâneo Ocidental». De 7 a 10 de setembro, acontece a V Feira da Dieta Mediterrânica, inserida no Plano de Salvaguarda da UNESCO deste Património Cultural Imaterial da Humanidade.