«A arte do latoeiro» apresenta resultados em Silves


«A arte do latoeiro» apresenta ao público, no dia 9 de agosto, em Silves, os primeiros resultados de um projeto apostado na reativação de um ofício praticamente extinto na região. A iniciativa, promovida pelo Projecto TASA, iniciou-se em março com uma ação de transmissão de saberes e criação de novas soluções para a latoaria que envolveu dois mestres latoeiros de fora da região, um designer de produto, cinco aprendizes, além da equipa da Proactivetur (gestora do Projecto TASA), da Câmara Municipal de Silves e Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines (parceiros da iniciativa).
O evento associa-se à programação do «Mercado Fora D’Horas», em Silves, e integra a apresentação pública do projeto (17h30), uma exposição onde se poderão ver os novos produtos de criação contemporânea com latoaria, o documentário do projeto, assim como contactar com os latoeiros (19h-24h). Haverá também um workshop aberto à participação da comunidade e visitantes (gratuito mas sujeito a inscrições), uma oportunidade para pegar nas ferramentas do latoeiro e fazer um balde em miniatura (que o participante levará de recordação).
«A arte do latoeiro» termina em dezembro do corrente ano e beneficia do apoio da EDP, sendo um dos nove projetos de cultura popular portuguesa vencedores da 2.ª edição do «Programa Tradições».