No âmbito de uma candidatura promovida pela Câmara Municipal de Loulé, Alte é uma das pré-finalistas do Concurso das «7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias», na categoria de «Aldeia Autêntica». São 49 aldeias as pré-finalistas deste concurso, divididas em sete categorias, selecionadas por um painel de especialistas escolhidos pela organização desta iniciativa, formado por 21 elementos de cada uma das sete regiões e de diversas áreas científicas, que escolheram as sete aldeias por cada categoria, por ordem de preferência.
A votação decorre durante as sete galas especiais transmitidas pela RTP aos domingos, após o Telejornal das 20h, a partir de 9 de Julho até agosto. Em cada gala estará uma categoria a votação, sendo a de «Aldeia Autêntica», em que Alte participa, no dia 6 de agosto, em Podense. A votação é exclusivamente feita através de chamada telefónica durante as galas (chamada de valor acrescentado), sendo os números de votação disponibilizados sensivelmente cinco minutos depois do início de cada gala. Não há limites de votos em cada aldeia, podendo votar-se através do mesmo número de telefone tantas vezes quantas o utilizador pretender.
A partir de 20 de agosto serão conhecidas todas as 14 aldeias finalistas apuradas, que irão novamente a votação até ao dia 3 de setembro com a Gala Final onde serão eleitas as «7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias» (apuradas pelo maior número de votos em cada categoria). Para os responsáveis municipais, pretende-se com esta candidatura de Alte promover o património histórico e cultural, a natureza, a gastronomia, as gentes e os costumes, atraindo mais pessoas para o interior do Concelho de Loulé, contribuindo assim para a valorização e dinamização desta que já foi considerada como a «Aldeia mais portuguesa de Portugal» e também do próprio Município de Loulé.