A Administração Regional de Saúde do Algarve, através de um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, disponibiliza, a partir desta semana, 32 Postos de Saúde de Praia distribuídos ao longo da costa algarvia, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada. Os Postos de Saúde de Praia vão funcionar entre 3 de julho e 3 de setembro, com o horário de atendimento entre as 10h e as 19h, sendo que sete destes postos se manterão em funcionamento até 17 de setembro.
São realizados uma média cerca de dez mil atendimentos, durante os meses de Verão, nestes postos de praia, na sua grande maioria resolvidos e devidamente tratados no local pelo enfermeiro, evitando deslocações desnecessárias e funcionando, muitas vezes, como ponto de esclarecimento e triagem para o correto encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado. Desde 2010, que os recursos afetos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.
Além do período normal de funcionamento das respetivas unidades de saúde, a ARS Algarve, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região, vai proceder ao alargamento de horário de atendimento de enfermagem e reforço da consulta aberta, destinada a utentes (residentes e não residentes) com doença aguda, nos concelhos onde se regista habitualmente maior afluência de turistas, designadamente:
ACES Central
Centro de Saúde de Albufeira: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) de segunda a sexta das 8h às 20h; ao sábado, domingo e feriados das 9h às 16h.
Centro de Saúde de Loulé: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) ao sábado, domingo e feriados das 9h às 15h.
Centro de Saúde de Faro: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 18h às 20h; sábado, domingo e feriados das 9h às 18h.
Centro de Saúde de Olhão: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 20h às 22h; ao sábado, domingo e feriados das 9h às 18h; atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) ao sábado, domingo e feriados das 9h às 13h30.
Centro de Saúde de São Brás de Alportel: atendimento médico e de enfermagem ao sábado, domingo e feriados das 9h às 15h.
ACES Barlavento
Extensão de Saúde de Armação de Pera: atendimento médico e de enfermagem de segunda à sexta das 16h às 20h; ao sábado, domingo e feriados das 16h às 20h.
Centro de Saúde de Portimão: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) de segunda à sexta das 9h às 19h (inicio a partir de 13 de julho)
ACES Sotavento
Extensão de Saúde de Altura: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 16h às 20h.
Centro de Saúde de Tavira: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 15h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Centro de Saúde de Vila Real de Santo António: atendimento de enfermagem de segunda a sexta das 15h às 20h.
De destacar que no âmbito da Rede de Urgência e Emergência Hospitalar, a Região do Algarve dispõe de quatro Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, e um Serviço de Urgência Médico e Cirúrgica no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Portimão), e um Serviço de Urgência Polivalente no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Faro), com atendimento 24/24 horas.