No dia 10 de julho, teve lugar, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, a primeira sessão de apresentação do livro «Liderator | A Excelência do Desporto», perante uma moldura humana assinalável que esgotou totalmente o auditório deste espaço. Trata-se de uma obra escrita a duas mãos, por Luís Lourenço e Tiago Guadalupe, que apresenta de uma forma inspiradora, objetiva e prática todos os principais fatores da liderança desportiva de sucesso, bem como a sua transposição e aplicação ao universo das empresas e das organizações. A referida obra descodifica ainda a «arte de liderar» de três casos de sucesso através da caracterização dos traços de personalidade de Alex Ferguson, José Mourinho e Pep Guardiola, tornando-se um livro indispensável para quem deseje conduzir uma equipa – desportiva ou empresarial – rumo aos objetivos.
O ex-guarda-redes internacional Ricardo Pereira marcou presença na iniciativa, sendo um dos intervenientes diretos que colaborou na elaboração do livro e que considerou ter sido “um privilégio” esta participação. Neste sentido, outros nomes se juntaram ao vice-campeão europeu em 2004, casos de José Mourinho, Leonardo Jardim, José Couceiro, Nicky Butt, Andy Cole, Domingos Soares de Oliveira, João Gabriel e do conceituado professor Manuel Sérgio.
O livro encontra-se à venda nas principais livrarias nacionais sendo que, perante o sucesso da primeira edição, já está a ser elaborada a segunda edição da obra. O jovem louletano Tiago Guadalupe, um dos autores de «Liderator», frisou durante a sessão de apresentação que esta obra aborda três casos práticos de sucesso, “três técnicos que juntos, nos últimos 10/15 anos, ganharam mais do que todos os outros”. De acordo com este técnico na área desportiva, “Ferguson, Mourinho e Guardiola conseguem melhores resultados que os outros basicamente pela eficácia da sua liderança”. Lançada que está a marca «Liderator», Luís Lourenço referiu que o projeto é para continuar, agora abordando o tema com maior especificidade.
O presidente da Autarquia de Loulé, Vítor Aleixo, não tem dúvidas de que o desporto é um fenómeno absolutamente central nas sociedades contemporâneas mas, atualmente, há uma circunstância a sublinhar que tem precisamente a ver com esta obra. “No Desporto conseguem-se tantos mais resultados e melhores resultados quanto as organizações têm capacidade de acrescentar conhecimento à sua prática”