Expedições às Paisagens Protegidas da Fonte da Benémola e Rocha da Pena, deslocações à praia, piscina e parque temático, sessões de boot camp, defesa pessoal, hip-hop e uma série de atividades radicais têm sido algumas das iniciativas em que os alunos das escolas do Concelho de Loulé, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, têm participado desde o encerramento do ano letivo. As «Férias para Todos XL», iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loulé, têm tido forte adesão por parte dos alunos que têm aqui uma oportunidade de ter novas experiências, a grande maioria ligada ao contacto com a natureza, mas também adquirir alguns conhecimentos, num ambiente de amizade e convívio com os seus pares. Por outro lado, para as famílias dos alunos, esta iniciativa reveste-se de especial importância já que constitui um importante apoio para os pais que estão a trabalhar durante as férias escolares dos seus filhos.
Também os mais novos – alunos dos 6 aos 10 anos – participam nestas semanas nas «Férias para Todos», com atividades que englobam a utilização de equipamentos municipais como as Piscinas Municipais, os Campos de Ténis, o Minigolfe, o Parque Municipal, a Biblioteca Municipal, o Pólo Museológico dos Frutos Secos, o Pólo Museológico de Salir, o Pólo Museológico de Alte, o Centro Ambiental de Loulé, o Mercado Municipal de Loulé, entre outros. Nos recintos das escolas, as crianças têm ainda desenvolvido iniciativas ligadas à expressão plástica, ao teatro, à dança, entre outras.
São dezenas os animadores, técnicos municipais e pessoal auxiliar que têm acompanhado os alunos, neste projeto que é mais uma das fortes apostas do executivo municipal na área educativa. O programa prossegue até agosto e a participação nas «Férias para Todos XL» tem um custo associado de 25 euros por semana, com almoço e todas as atividades incluídas (12,5 euros para Escalão B e gratuito para Escalão A). Já as «Férias para Todos» têm um custo associado de 20 euros por semana, com almoço e todas as atividades incluídas (10 euros para Escalão B e gratuito para Escalão A).