No âmbito da temática de 2017 «Património I Olhar o passado, rumo ao futuro», a Câmara Municipal de Lagoa leva a efeito, pelo segundo ano consecutivo, os «Encontros de Ibn Ammar», prestando homenagem a uma das figuras maiores da poesia luso-árabe, Abú Bakr Mubammad Ibn Ammar (1031-1084) que nasceu em Sannabus (atual Estômbar).
A sua beleza e habilidade na poesia atraíram o jovem rei al-Mu’tamid que o nomeou primeiro-ministro após a morte do seu pai. Ibn Ammar, além de grande poeta, era conhecido pela sua invencibilidade no jogo de xadrez, tendo a sua vitória num jogo convencido Alfonso VI de Castela a abandonar Sevilha. A sua ambição desmedida levou-o a planear a anexação de Múrcia ao reino de Sevilha, tendo para isso convencido al-Mu’tamid a nomeá-lo seu governador, após o que se proclamou como rei e cortou relações com al-Mu’tamid. Rapidamente viria a cair do poder, tendo sido capturado numa emboscada e feito prisioneiro em Sevilha, sendo morto pelo próprio rei al-Mu’tamid.
Nos dias 9 e 10 de setembro, o Largo da Igreja de Estômbar será novamente o epicentro cultural com um intenso programa que irá abranger quase todas as áreas culturais, desde a poesia à música, do teatro à dança, com destaque nesta edição para o espetáculo de video mapping, na fachada da igreja de Estômbar, «Luz no Sagrado com Ibn Ammar», que combina magistralmente a música e o teatro de rua multimédia.