De 26 a 30 de julho, das 19h à 01h, o Festival Al-Buhera está de regresso a Albufeira, à Praça dos Pescadores, um dos espaços mais bonitos e emblemáticos da cidade, para cinco noites inteiramente dedicadas ao artesanato, à gastronomia e à música. O evento aposta forte no programa de animação, com os músicos da terra a dividir o palco com os melhores artistas nacionais.
Entre tendas e bancas coloridas vão estar mais de meia centena de artesãos com peças genuínas, produzidas a partir de materiais tradicionais como o cobre, madeira, cortiça, pedras e conchas da praia, artigos em couro, bijutaria, têxteis, pintura e objetos de decoração, passando pelo artesanato marroquino, do Equador e sandálias produzidas em Goa. Uma das atrações do Festival é ver alguns destes artesãos a trabalhar ao vivo, artes consideradas milenares. Para além do artesanato, os visitantes podem encontrar excelentes produtos gastronómicos, nomeadamente frutos secos, compotas, mel, licores, conservas, doçaria regional e criativa, produtos alimentares e bebidas da Ilha da Madeira. Este ano há também uma componente de «Street Food», com algumas roulottes, estrategicamente distribuídas pelo espaço, a oferecerem ao visitante gelados artesanais, tostas gourmet, cerveja artesanal, Doner Kebab e o tradicional Porco no Espeto.


O programa de animação, que tem sempre início marcado para as 21h, exceto a Animação de Rua que começa a partir das 19h, tem vindo a melhorar de ano para ano, tentando trazer os melhores artistas e bandas nacionais, sem esquecer os músicos da região, que ficam com a responsabilidade de fazer a primeira parte do espetáculo. No primeiro dia (26), o grupo albufeirense «Banda Alhada» faz as honras da casa ao subir ao palco antes do cantor e compositor angolano Matias Damásio. Na quinta-feira (27), Vítor Bacalhau abre o programa que prossegue com os The Black Mamba. No dia seguinte (28) é a vez dos Al-Buhera & Raquel Peters dividirem protagonismo com o grupo Resistência. No sábado (29), o grupo de música tradicional portuguesa José Praia & Aquaviva prepara o ambiente para receber Miguel Araújo e, no domingo (30), o festival despede-se até ao próximo ano com Ben & The Pirates na primeira parte e a banda portuguesa de soul e funk HMB a encerrar o programa.