Foi apresentado, no dia 25 de julho, no Roof Top do Hotel Mundial, em Lisboa, a quarta edição do Festival F, que terá lugar nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro, afirmando-se no roteiro dos festivais de música como o último grande festival de Verão. Serão três noites de programação, em vez das habituais duas, e a lotação do espaço também aumentou em 20 por cento, saindo pela primeira vez para fora da muralha, mas mantendo a Vila Adentro como o coração do festival. 
Rui Veloso, Carminho, Miguel Araújo, AGIR, Salvador Sobral, Dengaz, Mão Morta, Jorge Palma e Xutos & Pontapés são alguns dos destaques do alinhamento. A par da programação musical, dividida por sete palcos, o Festival F abrange outras áreas culturais como as artes plásticas, literatura, cinema, tertúlias, artesanato de autor, stand up comedy e ainda várias áreas de street food.
Ao longo de três edições, o Festival F tem promovido Faro como local privilegiado para a realização de um festival de música, valorizando o património através da escolha da zona histórica de Vila Adentro, e a cultura, com uma programação de referência, dinâmico e abrangente. Em 2017, o evento consolida-se definitivamente no panorama dos grandes festivais de música em Portugal, sendo incluído no projeto «Portuguese Music Festivals», promovido pelo Turismo de Portugal. 
O Festival F é uma iniciativa do Município de Faro, do Teatro Municipal de Faro, S.M., da Ambifaro e da produtora «Sons em Trânsito», sendo reconhecido pela «Europe Festivals Association» que, após um processo de avaliação, o distinguiu com o selo EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe, por dois anos consecutivos, em 2016 e 2017. Também nestes últimos dois anos foi eleito enquanto «Escolha do Consumidor».