Já estão abertas ao público, e em pleno funcionamento, as novas instalações da Freguesia de Olhão. Sem mudar de local, a sede foi ampliada para a loja contígua, na Rua General Humberto Delgado 26A-28B, acrescendo 180 metros quadrados aos anteriores 146 metros quadrados.
A inauguração ocorreu, no dia 10 de julho, às 20h, no âmbito das comemorações do 322.º aniversário da Freguesia de Olhão. A cerimónia começou no exterior, com o momento simbólico do descerramento da placa inaugural, pelo presidente Luciano Jesus, perante mais de 450 pessoas, entre convidados oficiais, membros de clubes e associações e muitos cidadãos da sociedade civil. Placa descerrada, o presidente da Freguesia proferiu algumas palavras alusivas à ocasião, passando em seguida a palavra a Hélder Oliveira – mentor do grupo de marcha-corrida «Mexe-te Mó» - e a António Cerejo, impulsionador de grupos de BTT e vice-presidente do Núcleo Sportinguista «Os Leões de Olhão», que representaram as sinergias associativas com a Freguesia de Olhão e deram o «tiro de partida» para marchadores e ciclistas, que vieram juntar-se à festa uma hora depois.
Com o presidente da Freguesia, Luciano Jesus, a vice-presidente da Câmara de Olhão, Gracinda Rendeiro e o presidente da Assembleia de Freguesia, João Estrela, na mesa de honra, teve lugar o primeiro ato formal da sessão, designadamente a entrega da medalha de honra da Freguesia ao empreendedor e CEO da EC Travel, Eliseu Correia. Recorde-se que o superagente do turismo algarvio fixou a sede da empresa EC Travel, em 2013, na cidade de Olhão, tendo faturado 27,5 milhões de euros em 2016 e recebido diversas distinções nacionais, entre elas PME Líder e Excelência e o título da «Melhor PME Nacional 2016» pela revista Exame.
A noite prosseguiu em ambiente de festa, com a atuação do coro da Universidade Sénior de Olhão, sob a orientação do maestro Jorge Alves e apreciação da exposição «Olhares sobre Olhão» do CAPO – Centro de Artes de Pintores Olhanenses, coordenado pelo Mestre Martins Leal, de onde se destaca uma tela alusiva ao 25 de Abril oferecida pela artista Goreti Ferreira. Na sala que funcionará como biblioteca e espaço internet, pode apreciar-se uma outra obra de arte – uma cegonha em tamanho real – oferecida pelo freguês e vizinho Rui Mendes.


A partir de agora, a nova Freguesia de Olhão terá novas valências, sendo de destacar dois gabinetes passíveis de ser utilizados para consultas de nutrição, enfermagem, psicologia, terapia da fala, apoio jurídico, bem como melhores instalações para atividades da Universidade Sénior, numa sala multiusos, também disponível para palestras e apresentações. Outra valência a salientar é o espaço internet com biblioteca, para atrair os jovens (mas não apenas) à leitura.
A compra deste imóvel, que permitiu a obra de ampliação, só foi possível graças a uma enorme insistência e esforço pessoal do presidente e de toda a equipa da Freguesia, tendo sido adquirido por 1/3 do valor de mercado. Pedro Calado foi o arquiteto que, a título gratuito, concebeu o projeto, tendo também sido homenageado na sessão solene. A festa de inauguração terminou no exterior com um jantar convívio, animado pelo som do DJ Mata, onde não faltou um bolo de aniversário para 400 pessoas e os «parabéns a você» cantados em uníssono, rematados por uma sonora salva de palmas.