O Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira acolheu, no dia 6 de julho, a 3.ª Sessão do Roadshow de Boas-Práticas de Valorização de Pessoas 2017, que contou com a presença de cerca de meia centena de participantes. Uma dessa boas-práticas foi o «Plano Municipal para a Igualdade», apresentado pelos técnicos da autarquia Teresa Biló e Fernando André, que explicaram as ações internas e externas executadas, nomeadamente na área da participação, inclusão e responsabilidade social, para além da formação e educação, da comunicação e dos recursos humanos. Eduardo Boneca, Especialista de Informática, também da Câmara Municipal de Albufeira, apresentou o plano «Simplex Autárquico (Municípios do Algarve Central em Rede)», que tem como finalidade facilitar o acesso à informação, nomeadamente formulários disponibilizados aos munícipes.
Seguiu-se a divulgação das Boas-Práticas da Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo (DRAPS) pelo seu diretor Jocelino Velosa. O encontro contou também com a presença do Inspetor-Geral da ASAE, Pedro Gaspar, que deu ênfase à doação de bens apreendidos a várias instituições de solidariedade social do país. Seguiu-se a intervenção de Maria de Jesus Tavares, Diretora de Serviços do Laboratório da ASAE, onde são efetuadas ações de caráter preventivo de vigilância e controlo laboratorial destinadas ao retalho. Por seu turno, Nuno Prata, Diretor do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança da Direção Municipal de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Lisboa demonstrou as diversas soluções que aquele Município dispõe para a garantia do bem estar dos seus funcionários. Para fechar a sessão, foram exibidas, em vídeo, as Boas-Práticas da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, do Funchal.
O evento contou também com a presença de Júlia Araújo, diretora geral do INA, que sublinhou a importância da divulgação das Boas-Práticas que surgem dos mais diversos pontos do país. Carlos Silva e Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, elogiou o trabalho que tem vindo a ser feito, referindo que “devemos ter muito orgulho e termos a consciência de que o trabalho em funções públicas, regra geral, é exercido por pessoas com muito gosto pela sua profissão, e que o desempenham da melhor maneira e em função dos outros”. A Vereadora Ana Vidigal destacou os trabalhos apresentados pelos técnicos do Município de Albufeira, e sublinhou a importância da comunicação entre organismos e entre unidades orgânicas, que passa pelo “conhecimento de todos os trabalhadores, o conhecimento dos locais onde trabalham, com visitas aos locais de trabalho e na formação conjunta”.