Uma equipa de estudantes franceses está a participar, até final de julho, nos trabalhos de manutenção do Centro de Interpretação e Educação Ambiental de São Brás de Alportel. A intervenção inclui o tratamento e pintura das paredes da Quinta do Peral, do mobiliário de jardim e dos equipamentos existentes neste espaço e está a ser desenvolvida por quatro estudantes técnico profissionais franceses, em conjunto com dois técnicos da autarquia.
A equipa chegou a São Brás de Alportel por via do programa de intercâmbio «Mobility Activity Experience» (MAE) com base no programa ERASMUS, mediante uma parceria com o município de São Brás de Alportel enquanto entidade de acolhimento. Os trabalhos executados ao longo de três semanas vão permitir a renovação e melhorias na Quinta do Peral, espaço visitado anualmente por milhares de jovens e adultos do concelho e da região.
O Centro de Interpretação e Educação Ambiental é um espaço com cerca de dois mil metros quadrados, localizado na antiga Escola Primária do Peral, em São Brás de Alportel. Com uma oferta diversificada de espaços e atividades, convida jovens e menos jovens a descobrir ou a recordar os valores do campo e a colaborar nas tarefas quotidianas da vida na quinta, sendo o local eleição de visitas de estudo de alunos das escolas algarvias, bem como equipamentos socais para seniores e pessoas com deficiência, e ainda para realização de festas de aniversário, que neste espaço ganham um cariz especial, em contacto com a natureza.