A Câmara Municipal de Lagoa e a Academia de Música de Lagos/Conservatório de Música de Lagoa promoveram, pelo oitavo ano consecutivo, o Estágio Juvenil de Sopros e Percussão – Nova Filarmonia, incluído nos Concertos da Academia 17, para o qual foram convidados professores e alunos das Bandas Filarmónicas de todo o país para integrarem uma semana intensiva de música. Este Estágio destinou-se a alunos dos 10 aos 18 anos (idades correspondentes ao ensino básico e secundário), proporcionando-lhes a oportunidade de criarem hábitos de trabalho e desenvolverem o gosto de tocar em conjunto e em público.
A estratégia pedagógica foi direcionada para uma vertente orquestral – com flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufónio, tuba, percussão, violoncelo, contrabaixo e piano – com um repertório eclético que passou pelo infantil, cinematográfico, pop, blues, erudito e algumas peças a solo, de acordo com as capacidades dos alunos que nele participaram. De 8 a 14 de julho foram feitos ensaios abertos à comunidade no Conservatório de Música de Lagoa, no dia 11, realizou-se uma arruada pela cidade e, no dia 15, decorreu o concerto de encerramento junto à praia do Carvoeiro.


Entretanto, e no âmbito de um Protocolo com a Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Lagoa apoiou cinco jovens, pertencentes ao quadro de excelência da Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, na sua participação nos Cursos de Verão da academia algarvia, em que adquiriram experiências nas diversas áreas de ensino e investigação, facilitando assim o processo de escolha vocacional no Ensino Superior. De 3 a 7 de julho, os lagoenses tiveram contato com alunos e docentes da UAlg, vivenciaram a realidade académica dos Campus da Penha e das Gambelas e experimentaram diversas áreas de estudo: Ciências, Comunicação e Design, Desporto, Saúde, Economia, Gestão e Turismo, Empreendedorismo, Engenharias e Tecnologia e Línguas e Humanidades.