No dia 10 de julho, pelas 19h, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, acolhe a apresentação pública do livro «Liderator | A Excelência no Desporto», escrito por Luís Lourenço e Tiago Guadalupe. A obra contempla, de uma forma inspiradora, objetiva e prática, os principais fatores da liderança desportiva de sucesso, bem como a sua transposição e aplicação ao universo das empresas e das organizações.
O livro descodifica a «arte de liderar» de três casos de sucesso através da caracterização dos traços de personalidade de Alex Ferguson, José Mourinho e Pep Guardiola, tornando-se indispensável para quem deseje conduzir uma equipa – desportiva ou empresarial – rumo aos objetivos. Os autores contaram com a participação especial de José Mourinho, Leonardo Jardim, José Couceiro, Nicky Butt, Andy Cole, Francis Lee, Ricardo Pereira, Domingos Soares de Oliveira, João Gabriel e do professor Manuel Sérgio. 
Luís Lourenço escreveu a biografia oficial de José Mourinho e já redigiu outras obras dedicadas ao conhecido treinador. É doutorado em Economia e mestre em Ciências da Comunicação. Foi jornalista na TSF e na SIC e leciona na Universidade Europeia/Laureate International Universities, em Lisboa. É vice-presidente do Vitória de Setúbal.
Tiago Guadalupe é mestre em Ciências do Desporto e a tese de mestrado, sob o tema «Perfil Psicológico de Prestação e Orientações Cognitivas - caso de estudo com jogadores internacionais do Chelsea e do Benfica», contou com a colaboração de algumas referências do futebol mundial, como José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes, Didier Drogba, Frank Lampard, John Terry, Ashley Cole, Petr Cech e vários outros. Estagiou com José Mourinho no Chelsea, em 2007, e no Sporting de Braga, Benfica e Lokomotiv de Moscovo. É coordenador da Divisão de Desporto na Câmara Municipal de Loulé.