Procurando responder à sazonalidade da freguesia de Altura, a Câmara Municipal de Castro Marim promove, durante a época balnear, uma variada programação musical e cultural em Altura, cujos objetivos passam por proporcionar momentos de convívio e boa disposição aos turistas e residentes, mas também estimular o comércio local. De julho ao princípio de setembro, Altura vai então dar espaço aos «Mercadinhos de Verão» e ao programa de animação musical.
Na Zona de Lazer da Av. 24 de Junho poderá então encontrar, entre as 20h e as 00h, o «mercadinho de Verão», com os melhores produtos e iguarias locais, como o mel, os frutos secos e uma enorme variedade de doçaria, artesanato moderno e tradicional e ainda produtos hortícolas. Às quartas-feiras, a Zona de Lazer será também palco para os artistas da terra, numa animação de Verão que prima pela diferenciação e distinção da cultura popular local. 
Estas iniciativas juntam-se ao turismo de «sol e praia», num encontro entre a política de valorização dos recursos endógenos e dos talentos naturais, promovida pelo Município de Castro Marim. “Temos trabalhado bastante para reforçar a competitividade e diferenciar as nossas praias, desde a recuperação do galardão da Bandeira Azul para todas as praias, aos mercadinhos de Verão, passando pelas atuações da Banda Musical Castromarinense, até à instalação de desfibrilhadores cardíacos e planos rígidos”, declara o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que é uma prioridade da autarquia a valorização dos recursos endógenos do território, bem como o estímulo à atividade dos produtores locais.