A última das três noites temáticas de 2017 do «Mercado Fora d’Horas» tem lugar, a 9 de agosto, maus uma vez no Mercado Municipal de Silves, desta feita sobre a Visão e com um programa dedicado à cultura visual. Depois de se terem sentido os cheiros e nuances das ervas aromáticas e ouvido o som dos legumes e da palavra, de se ter passeado por entre as bancas animadas e descoberto que o Mercado Municipal de Silves pode surpreender e converter-se num espaço de arte e cultura, mas também de confraternização, diversão e encontro, vai-se agora aprender a Olhar para a cultura através da comida e deliciar-se com belas iguarias.


O «Mercado Fora d'Horas» é um evento gastronómico sobre cultura local e teve origem num projeto de design comunitário, «Consumirlocal», que explora como o design pode auxiliar a comunidade a relacionar-se com os espaços de consumo. Foi concebido no âmbito do Mestrado Design Comunicação para Turismo e Cultura- UAlg-ESEC da Universidade do Algarve, de autoria de Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa, Phd. Conta com diferentes atividades: abertura do mercado à noite, mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática.
No decorrer do evento misturam-se valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico. O foco da mensagem que se pretendem passar aos visitantes são as tradições alimentares, a cultura local e os produtos de proximidade.