O Dia Mundial dos Avós, comemorado anualmente a 26 de julho, volta a ser assinalado no Município de Lagos com atividades não só destinadas aos avós, mas também aos mais novos, com o objetivo de estimular as relações entre avós e netos. A primeira atividade está prevista exatamente para a data em que se comemora esta efeméride e consiste num Piquenique «Avós e Netos», na Mata de Barão de São João, entre as 14h30 e as 16h30, e que será animado pelo conhecido artista musical Humberto Silva. A autarquia assegura o transporte para o local, sendo que os participantes deverão dirigir-se neste dia, pelas 13h45, aos dois pontos de encontro para apanhar o autocarro: Avenida dos Descobrimentos (junto aos CTT) e Intermarché.
No decorrer desta atividade serão dinamizados alguns jogos tradicionais (conhecidos dos idosos e dos mais jovens) que vão permitir aos mais velhos ensinar e partilhar experiências com os mais novos, estimulando as relações intergeracionais. Para assinalar o Dia Mundial dos Avós, a autarquia está igualmente a organizar a 3.ª edição do «Concurso de Poesia Avós e Netos», destinado aos seniores, crianças e jovens lacobrigenses com o propósito de prestar homenagem e valorizar a figura dos avós e a sua importância nas famílias, sobretudo na atualidade. É também uma forma de tanto os netos, como os avós poderem expressar sentimentos e demonstrar o carinho e apreço pelos seus familiares, contribuindo assim para o reforço das relações.
Os poemas podem ser recebidos até ao dia 26 de julho, no Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI ou nas juntas de freguesia do concelho. A entrega dos prémios aos primeiros classificados será no dia 30 de julho, pelas 18h30, (incluída nas atividades da Feira Concurso Arte Doce). O concurso prevê prémios para os três primeiros classificados nas categorias «Avós» e «Netos» (1.º Prémio: Cheque de 75 euros - oferta da livraria Ria Formosa / 2.º Prémio: Cheque de 50 euros - oferta da livraria Ria Formosa / 3.º Prémio – Cheque de 30 euros - oferta da livraria Ria Formosa).