O Aeroporto de Faro está maior a partir do dia 17 de julho,
com mais áreas públicas, mais áreas operacionais e uma renovada área de
retalho, tem maior capacidade de processamento de aeronaves e de passageiros e
beneficia de novas acessibilidades. Com um investimento de 32,8 milhões de
euros, as obras de ampliação e remodelação estão concluídas e são a resposta
para permitir que a aerogare continue a crescer de forma sustentada, como se
tem verificado nos últimos anos.
Com esta expansão, o Aeroporto de Faro aumenta a capacidade
de embarque e desembarque do terminal de 2.400 para três mil pessoas por hora.
A gare foi ampliada, dos 81 mil e 200 metros quadrados para os 93 mil e 120
metros quadrados – com o aumento das áreas operacionais e da área pública – ao
mesmo tempo que foram também ampliadas e revitalizadas as áreas de retalho e
restauração (que estão em fase de acabamentos). As obras realizadas permitem
ainda a adequação da capacidade do terminal de passageiros a um novo sistema de
pistas que permite 30 movimentos por hora, em vez de 24, e o estacionamento de
30 a 37 aeronaves.
Inaugurado em 1965, o Aeroporto de Faro é o principal
aeroporto turístico em Portugal e desempenha um papel determinante no
desenvolvimento económico do país ao servir os principais polos de turismo do
sul de Portugal e Espanha. Foi, em 2016, o aeroporto nacional que registou o
maior crescimento: 18,5 por cento, com mais de sete milhões de passageiros. Esta
modernização do terminal visa adequar a infraestrutura a um novo paradigma do
transporte aéreo que se verifica em Portugal e em toda a Europa, nomeadamente o
aumento da utilização das companhias aéreas de baixo custo, com o Aeroporto de
Faro a verificar um aumento dos passageiros de companhias low-cost, por
contrapartida da diminuição dos passageiros de outro tipo de voos. Esta
realidade resulta num novo perfil de passageiros, com novas necessidades e que
tende a permanecer mais tempo no terminal.
Também as alterações que se têm verificado nas medidas de
segurança nos aeroportos exigiam uma resposta do Aeroporto de Faro, que se
concretizou na construção de novos postos de controlo, mantendo assim elevados
padrões de segurança e níveis adequados da qualidade de serviço. As
modernizações agora concluídas são o encerramento de um processo que teve
início nos ajustamentos do Lado Ar do aeroporto - pistas e caminhos de
circulação e plataforma de estacionamento - ao tipo de movimento das companhias
low-cost (com aeronaves mais pequenas e de maior frequência) e ajustamentos do
Lado Terra, com remodelação do parque de estacionamento e curbside.
Na cerimónia de inauguração da Obra de Expansão do Terminal
do Aeroporto de Faro estiveram presentes o Primeiro-Ministro António Costa, o
Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, o CEO da VINCI
Concessions e Presidente da VINCI Airports, Nicolas Notebaert e o Presidente da
Comissão Executiva da ANA – Aeroportos de Portugal, Carlos Lacerda.