Candidatados por diferentes parcerias no final de 2015, a Odiana viu recentemente aprovadas três das suas candidaturas ao antigo programa POCTEP, cuja índole transfronteiriça é o elemento mais marcante. Após as aprovações, começam agora os trabalhos preliminares dos projetos que juntam portugueses e espanhóis em prol do desenvolvimento territorial e que contam com a parceria da Odiana.
Entre os projetos constam o VALAGUA - Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos habitats no Baixo Guadiana transfronteiriço. Este pretende melhorar a qualidade e a quantidade de água disponível para os diversos usos e recuperar a qualidade dos habitats e ecossistemas associados.
Também aprovado foi o UADITURS II – Promoção do Turismo Sustentável no Baixo Guadiana - estratégia comum através de itinerários ambientais, culturais e históricos, enquanto recurso estratégico para o desenvolvimento turístico do território do Baixo Guadiana. A parceria integra entidades com quem a Odiana já colaborou e outras com competências a nível ambiental e cultural.
Por último, o projeto DESTINO FRONTEIRA pretende uma Estratégia de Desenvolvimento Turístico na Fronteira Ibérica que permita também reduzir os custos de contexto, diminuir as desigualdades territoriais e promover o desenvolvimento sustentável das regiões de fronteira. Os projetos são uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, aprovados no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).