A Câmara Municipal de Portimão volta a aderir à campanha de recolha de manuais escolares com o objetivo de fomentar a reutilização dos mesmos por crianças e jovens estudantes. O mote «Dê um novo uso aos manuais escolares que já não utiliza» apela à participação da população para que, durante os meses de julho a setembro, adiram ao sentido de partilha e solidariedade social, diminuindo assim as despesas de aquisição destes manuais e estimulando as boas práticas de educação e promoção ambiental.
Neste sentido, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o Polo de Leitura de Alvor e o Polo de Leitura da Mexilhoeira Grande encontram-se a recolher livros escolares usados (a partir do ano letivo 2014/2015), para que sejam reutilizados por novos alunos, devendo os manuais ser entregues nos balcões de atendimento ao público destes locais. A presente campanha tem como objetivo diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte dos encarregados de educação que com este projeto irão ser ajudados a poupar dinheiro e recursos, e não é só confinada no quadro de apoio aos alunos carenciados, mas também deverá ser encarada como uma questão de dever social, de economia e de ambiente que respeita a todos. Os manuais escolares serão disponibilizados para o público em geral (a partir de finais de julho), na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em Portimão. No ano transato, o número de total de livros recebidos e partilhados nesta campanha atingiu os 3300 manuais.
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes abre portas de terça a sexta-feira entre as 9h30 e as 19h, enquanto aos sábados funciona das 14h às 19h. No mês de agosto o horário de abertura ao público da Biblioteca Municipal e Polos de Leitura de Alvor e Mexilhoeira Grande é de segunda a sexta-feira das 9h30 às 15h30.